18 dezembro, 2005

As Crônicas de Nárnia


Estou lendo "As Crônicas de Nárnia" de C. S. Lewis, bacana demais, conhecia mas nunca havia lido, surpreendi-me com a beleza literária, com o encantamento que há em suas páginas (risos) sim, posto que o livro todo fala de batalhas com seres mágicos - centauros, anões, animais falantes, faunos, dríades, náiades e etc - todavia, o que mais me chamou atenção no livro não foi o encantamento maravilhoso da narrativa que prende de maneira fabulosa o leitor mas a sabedoria com que é retratada a vida cristã, a intimidade com o Pai, bastante interessante como é desmistificada, pra não dizer "desdemonizada" todas aquelas imagens que vi e gostei quando era criança mas aprendi que não devia gostar porque....... aí eu teria que ficar horas aqui escrevendo talvez dias (risos), basta dizer que Deus fala através daquelas páginas (e como fala), tem me abençoado e me encantado ao mesmo tempo, é, estou encantado, há muito não lia um livro tão interessantemente prazeroso, são sete livros no total mas há um volume único publicado na ordem de preferência do autor:
  1. O Sobrinho do Mago - Há um diálogo excelente entre Digory e a Feiticeira Jadis ( uma alusão ao diálogo entre Eva e a Serpente).
  2. O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa - O final é impressionante, acontece que.... (risos) claro que eu não faria isso, o filme acaba de sair do forno então........
  3. O Cavalo e seu menino - Impressionante a maneira como Deus se revela a nós a cada instante e nós o ignoramos e lamentamos sua falta. "Eu sou alguém que esperava ouvir sua voz" (Frase de Aslam para o menino - shasta).
  4. Principe Caspian - Fabuloso! Rico como os outros, confirmado, já em fase de produção, lançamento previsto para dezembro de 2007.
  5. A Viajem do Peregrino da Alvorada - Interessante como cada um enfrenta seus problemas, o menino Eustáquio um rapazinho insuportável, rs, que ao se deparar com sua nova "condição" diante dos homens acaba por revelar seu lado mais humilde e bondoso, sem contar a maravilhosa graça de Deus que é mais uma vez demonstrada através do Leão Aslam.
  6. A Cadeira de Prata - Desta vez, volta ao "campo de batalha" o menino Eustáquio acompnhado de sua amiguinha de escola Jill, fica explícito nesta nova aventura o quanto somos fracos ao cedermos à sedução do Diabo, vale lembrar que como disse lá em cima, é um livro repleto de seres "encantados", elfos, dríades, náiades.... sim e é justamente através deles que Deus fala.
  7. A Última Batalha - Estou estarrecido, rs, as analogias aí são perfeitas, C.S. Lewis faz com que pareça que se está lendo a própria bíblia ao virar cada página deste último livro, como é bom sentir o amor de Deus e saber que Ele está cuidando de cada um de nós a cada instante. Mais uma vez fica a indicação de que vale muito a pena ler, e se já leu leia outra vez, tenho certeza de que Deus vai falar mais e mais com você. Quero ir para Nárnia. Aí em baixo são o Sr. Tumnus e Lúcia em seu primeiro encontro em Nárnia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Victor,
Parabéns pela iniciatica do blog... já era tempo de você colocar seu talento de forma "visível" para todos nós.
Que Deus te abençoe e te dê sabedoria em TUDO o que for escrito por aqui.

Parabéns!

Gostei muito da forma como começou... não poderia ser melhor!